Homem usa Moda?



Por Rildson Valmont

Sempre que estou pesquisando um tema para a produção de um ensaio fotográfico que pretendo fazer voltado para moda, costumo encontrar alguns artigos em blogs e sites de moda sempre esclarecedores sobre moda masculina, “Como usar blusas de moleton?”, “27 regras não ditas sobre ternos que todo homem devia saber” e por aí vai. Mas uma pergunta que sempre faço quando leio blogs assim, e por ventura acabo nas ruas vendo uma realidade, é “Homem usa moda?” 

As ruas, é claro, são o grande celeiro de tendências mostrados nos desfiles a cada temporada e o palco para produções ousadas e diversas. Mas o que vemos quando se refere ao homem nem sempre é o que vemos nos manuais, revistas e afins. E o que acontece nas ruas das cidades brasileiras é quase ritualístico. Definido o estilo, escolhe-se uma personalidade da mídia, viu duas ou três pessoas na rua com aquele estilo e pronto! Está lá o rapaz com um look básico que passou em algum lugar sem nada de novo ou que formule o estilo real da pessoa. Isso é claro acontece não somente com os homens, acaba pegando também uma grande parcela do publico feminino, e sabemos que esta é a ideia da moda. Tornar-se rápida e efêmera.


A cultura de algumas regiões acaba por restringir o homem de ser um homem moderno, autêntico, um homem a mais. Vasculhar um produto e seguir uma página que ele olhe e diga, vou mudar meu guarda-roupa ou mesmo, vou encontrar meu estilo aqui. Nisso o homem ainda é tímido e talvez possa dizê-lo baixinho, afim de não perder sua masculinidade tão intrínseca. E quem faz isso? Quem ousa mais? Sim! O homem que vai ser impecável, firme, e que também vai ser posta em dúvida a sua sexualidade. Mas se for gay, será algo natural.


Quando estive em umas das capitais da moda, a cidade de Milão, uma das coisas que mais me chamou atenção foram os homens. Todos sabiam as tendências e andavam impecáveis nas ruas da cidade italiana. Segundo um amigo meu que hoje é um cidadão europeu, ele costuma dizer que "os homens italianos são os mais elegantes do mundo, pois sabem se vestir como ninguém". E ele tem razão de certo modo. Os homens na Itália sabem acompanhar as tendências sem errar, sabem ser elegantes até usando uma simples t-shirt e uma dobrinha na calça aqui e ali. Eles não temem ousar e não temem os “achismos” alheios.


Por isso, Senhores, vamos pôr fora velhos preconceitos e nos vestir bem nas diversas ocasiões que a vida pede. Pensem na premissa ideia de estar bem consigo mesmo, e claro, no caminho certo das tendências masculinas, sem esquecer o estilo pessoal.






2 comentários:

  1. Homem bem vestido é outro nível!
    Acho super brega esses homens que não querem investir mais na aparência
    porque tem medo do que outras pessoas vão falar. Adorei o post Rildson.
    Beijos'

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Verdade homem quando se arruma bem e com estilo chama atenção até de cego! mas o preconceito ainda existe, principalmente em algumas regiões. Mas com o tempo e informação tudo muda.

    ResponderExcluir

 

Parceiro

Instagram

Parceiro

Vídeos

Parceiro

Fanpage